Skip to main content
a woman smiling at camera

Uma carreira baseada em valores: Cuidar dos clientes e do planeta

Kaycee Oyama

July 12, 2022

Beatriz Santos, consultora de soluções da Salesforce e presidente da Earthforce Brasil – um grupo de recursos de funcionários (ERG na sigla em inglês) dedicado à responsabilidade ambiental – acredita que o sucesso dela é um reflexo do apoio dos pais. Com sua motivação para atingir objetivos, sua paixão por retribuir e seu amor pelo sucesso dos clientes, ela combinou seus valores pessoais com o trabalho, e construiu uma carreira orientada por um propósito.

 

"A Salesforce foi meu primeiro trabalho. Eu não tinha experiência prévia, nem o melhor inglês. Também não estava estudando na melhor universidade do país, mas queria ser uma ótima profissional. Queria estar em uma empresa onde pudesse ser eu mesma e encontrar gente que me ajudasse a crescer. Fazer parte da Salesforce foi a melhor escolha que tomei em minha vida".

 

Desenvolvimento de carreira na Salesforce

No ano de 2016, Beatriz começou a universidade e decidiu procurar um estágio que a ajudasse a pagar as mensalidades. Depois de diversas entrevistas em diferentes companhias, recebeu uma oferta de emprego na Salesforce – e para Beatriz esse foi o dia mais feliz de sua vida.

 

Assim que entrou na empresa, Beatriz começou a trabalhar duro a fim de aproveitar ao máximo sua oportunidade. "Conheci o máximo de pessoas que pude, participei do maior número possível de grupos de voluntários e estudei as nossas nuvens".

Beatriz at a tree planting event

 

Depois de alguns meses, Beatriz foi contratada como estagiária da Futureforce, onde se desempenhou em diferentes posições dentro da área de marketing e customer success, que garante a experiência bem-sucedida do cliente. Com o tempo, foi convidada a fazer parte da equipe de consultoria de soluções para o produto Marketing Cloud, que proporciona às empresas uma visão 360 de seus clientes a fim de criar campanhas personalizadas. "Naquele dia, eu soube que com muito trabalho poderia conseguir tudo o que meus pais e eu queríamos para mim".

 

Como consultora de soluções, Beatriz trabalha com diferentes empresas para ajudar a melhorar sua relação com os clientes. Por meio da Marketing Cloud, colabora com a interação dos clientes por meio de canais e dispositivos com o objetivo de fidelizá-los. Mas qual é seu segredo para conseguir clientes felizes? Antes de cada reunião, ela se pergunta: "O que posso fazer para oferecer bons resultados e ajudar meus clientes a alcançar o sucesso?". Ao se colocar no lugar do cliente, ela pode entender suas necessidades e lhes oferecer as melhores soluções. 

 

Beatriz ama sua função na companhia, mas precisou vencer e superar diversas dúvidas sobre si mesma. Como é possível saber realmente o que um cliente quer? Como é possível ter a certeza de que você pode lhe oferecer o que ele precisa? Quando se enfrenta a perguntas como essas, Beatriz revisa tudo o que viveu, lembrando a si mesma que é capaz de triunfar e de muito mais. Ela é grata por contar com o apoio de colegas que a ajudam não só a crescer, mas também a ganhar confiança. "Achei gente incrível que me ajuda, me apoia e me encoraja todos os dias para me tornar a melhor profissional que posso ser".

 

Você quer impulsionar o sucesso dos clientes na Salesforce? Faça parte da nossa Comunidade de Talentos Talent Community.


Alinhar valores profissionais e pessoais

Os três valores pessoais principais de Beatriz – empatia, coragem e proatividade – se evidenciam diariamente em seu trabalho. A empatia a ajuda a compreender as necessidades dos clientes; a coragem a mantém confiante; e com a proatividade por meio do trabalho voluntário, ela serve sua comunidade e seus colegas.

 

Em linha com esse último valor (a proatividade), os valores fundamentais da Salesforce de igualdade e sustentabilidade são dois dos favoritos de Beatriz. Fazer parte de uma empresa que defende ambos é importante para ela. "Como líder de um BRG com foco na sustentabilidade, eu não poderia estar mais orgulhosa de ajudar a reduzir a desigualdade no mundo e torná-lo mais sustentável com o apoio de minha empresa".

A Earthforce Brasil em uma iniciativa de plantação de árvores

Beatriz viu o impacto do desmatamento em seu país e está orgulhosa do compromisso da Salesforce com a iniciativa One Trillion Trees (Um Trilhão de Árvores). "Aproximadamente 60% da floresta amazônica se encontra no Brasil e o desmatamento é o pior dos últimos 10 anos. Ver que uma empresa como a Salesforce se preocupa com plantar árvores me dá a certeza de que estamos no caminho da mudança". A Salesforce se comprometeu a plantar 100 milhões de árvores até o ano de 2030.

 

Como presidente da Earthforce Brasil, Beatriz colocou em prática sua paixão pelo meio ambiente. "Ser presidente da Earthforce Brasil é uma das melhores coisas do meu dia. Já tive a oportunidade de conhecer estagiários, executivos e vice-presidentes, melhorei habilidades que não estão relacionadas com meu trabalho diário, e tenho a possibilidade de conectar com muitas empresas e organizações que admiro e que também se preocupam com o meio ambiente". Entre outras responsabilidades, Beatriz se reúne com os clientes para falar de seus esforços de sustentabilidade, colabora com as equipes internas para cultivar espaços de trabalho sustentáveis e organiza eventos de trabalho voluntário.

 

Beatriz at an Equality Group meeting with General Manager, Fabio Costa to recap 2021 and discuss goals for 2022

Beatriz em uma reunião do Grupo de Igualdade com Fabio Costa, Diretor Geral, para resumir o ano de 2021 e debater os objetivos para o ano de 2022.

 

Beatriz at a BOLDforce Brazil Kickoff Event

Beatriz no lançamento da BOLDforce Brasil

 

Mesmo que Beatriz esteja muito envolvida com a Earthforce, ela sempre foi aliada e voluntária em outros ERGs na Salesforce. “O trabalho voluntário não faz parte do nosso trabalho diário, mas oferecemos nosso tempo e dedicação como se fosse assim. Ver tanta gente unida por um mesmo objetivo e se esforçando por fazer do mundo um lugar melhor me faz confiar em que estou onde preciso estar”. No decorrer do ano 2022, os funcionários da Salesforce realizaram mais de 7 milhões de horas de trabalho voluntário.

 

Beatriz é grata pelo apoio que recebe dos colegas, não só em sua função, mas também em suas atividades de trabalho voluntário. "Em todos esses anos trabalhando na Salesforce, vivi muitas experiências, mas há algo que nunca mudou: posso continuar me dedicando a atividades de trabalho voluntário, ser líder de um grupo e uma excelente profissional. Na Salesforce, eu recebo o apoio de meu chefe, de meus colegas e dos clientes para continuar com o trabalho voluntário, e isso é o que faz a diferença".

 

Você está pronto(a) para alinhar seus valores com sua carreira profissional? Mantenha-se atualizado com as últimas notícias, eventos e vagas de emprego unindo-se à nossa Salesforce Talent Community.

We can't wait to meet you!

Join our Talent Community and be the first to know about open roles, career tips, events happening near you, and much more.

Join our Talent Community
a group of cartoon characters